Desafio Criativo: Esculturas tridimensionais feitas com skates usados
banner

Esculturas tridimensionais feitas com skates usados

Olá caro amigo e leitor do Desafio Criativo. Hoje, dia 21 de junho, é dia do Skate, e por isso, resolvi compartilhar algumas esculturas feitas por um artista japonês chamado Haroshi.

Haroshi faz suas obras através da reciclagem de skates antigos. Suas criações nascem através de estilos como mosaico de maneira, pontos, e pixels; onde cada elemento, cortados em formatos diferentes ou mantendo sua forma original, são conectados em diferentes estilos e raspados na forma da peça da arte final. Haroshi tornou-se apaixonado por skate no início de sua adolescência, e é um apaixonado até os dias de hoje. Ele conhece bem todas as partes do skate e frequentemente sai por aí coletando partes de skate quebradas e se sente relutante ao jogar fora skates quebrados. Aconteceu de forma natural iniciar o trabalho artístico com as peças que ele vai juntando, pois para Haroshi, suas peças de arte são iguais aos seus skates, e isso significa que eles são a sua própria vida (profundo isso... rs). Eles são a sua ferramenta de comunicação com ele mesmo e ao redor do mundo.

O estilo mais importante da arte tridimensional de Haroshi é o mosaico de madeira. Para fazer uma escultura de pranchas de skate bem finas, deve-se empilhar várias camadas. Mas os skates já são produtos processados, e não planos como uma peça de madeira recém cortada de uma árvore. Além disso, skates podem parecer que estão todos no mesmo formato, mas na verdade, sua estrutura varia de acordo com a fábrica, marca e modelos assinados por skatistas famosos. Com sua louca experiência e conhecimento com skates, Haroshi é capaz de diferenciar um modelo específico diante de milhares, e quais decks se encaixam perfeitamente uns com os outros. Depois que os decks são escolhidos e empilhados, eles são cortados, raspados e polidos com suas ferramentas favoritas. Por coincidência, seu estilo criativo é similar à maneira tradicional de escultura em madeira no Japão e como os Grandes Budas são feitos. 90% das estátuas de Budas no Japão são esculpidas em madeira, e construídas usando o método de mosaico; de forma a economizar a custa de materiais e também para minimizar o peso da estátua. Logo, isso também vai de mãos dadas ao estilo de Haroshi de usar skates como meio de reciclagem. Além disso, embora não seja possível ver pela parte externa da escultura, existe um objeto de metal certo que é 'enterrado' no interior de sua estátua tridimensional. O objeto é uma parte de um skate quebrado que foi escolhido a partir de sua coleção de peças que se deterioraram e vieram de seus skates quebrados, danificados na tentativa de uma grande façanha. Para Haroshi, definir esse tipo de peça de metal dentro de sua obra significa "dar alma" para a estátua. "Unkei", um escultor Japonês de Budas, bastante ativo no século 12, cujas obras são as mais populares até hoje entre o povo japonês, costumava usar uma bola de cristal chamada "Shin-Gachi-Rin (Heart Moon Circle)" na posição do coração do Buda. Isso se tornaria a alma da estátua. Assim, o fato de que Haroshi leva os mesmos passos na sua criação pode ser um reflexo natural do seu espírito e estética como um japonês.

A seguir, as imagens desse trabalho incrível:











































Venha curtir e seguir o Desafio Criativo! Temos ótimas doses de inspiração diária pra você!

Um abraço e até o próximo post! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!