Desafio Criativo: Lago 'Medusa' Transforma Animais em Pedra
banner

Lago 'Medusa' Transforma Animais em Pedra



Na mitologia Grega, a Medusa foi um monstro com o rosto de uma mulher e uma cabeça repleta de cobras venenosas que representam o cabelo. Olhar diretamente para ela transformaria qualquer pessoa em pedras. =O

No norte da Tanzânia, o Lago Natron tem efeitos similares - particularmente em pássaros. Em seu último livro, Across the Ravaged Land, o renomado fotógrafo Nick Brandt nos explica melhor:
"Inesperadamente encontrei as criaturas - todas as formas de pássaros e morcegos - petrificados ao longo das margens do Lago Natron, no norte da Tanzânia. Ninguém sabia ao certo como eles morreram, mas parece que a natureza extremamente reflexiva da superfície do lago os confunde, e como pássaros que se chocam em vidros de janelas, eles se chocam no lago. A água tem altíssimos níveis de soda cáustica e sal, tão altos que poderiam simplesmente remover a tinta das minhas caixas de filmes Kodak em apenas alguns segundos. A soda e o sal fazem com que as criaturas calcifiquem, perfeitamente preservadas, na medida em que elas secam. Peguei estas criaturas assim que as encontrei nas margens, e então as coloquei como se estivessem 'vivas', em posições que as trazem de volta à "vida", tal como era. Reanimadas, vivem novamente na morte".

As imagens a seguir foram feitas com uma Pentax 67II. Cada um dos filmes de rolo vem com apenas 10 fotos e não há zoom, foco automático, medição automática, lentes motorizadas ou com estabilizadores de imagem. Nick usou apenas duas lentes fixas, uma de 35mm (padrão 50mm ou equivalente) e uma de 100mm. Em seu livro Across the Ravaged Land é o terceiro e último volume da trilogia que documenta os animais desaparecidos na África. 

Um trabalho arrepiante e algumas das imagens você confere a seguir:













Obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!