Desafio Criativo: Arte com grafite ::: Na ponta do lápis
banner

Arte com grafite ::: Na ponta do lápis









Como eu já mostrei aqui, o lápis grafite é uma poderosa ferramenta para um artista. O post de hoje vai mostrar para você outra possibilidade de utilização deste objeto. Porém, não como ferramenta e sim como matéria-prima.





O artista Dalton M. Ghetti tem a impressionante habilidade de esculpir com detalhes impressionantes a ponta de um lápis, utilizando basicamente uma agulha de costura e uma pequena lâmina bem afiada em forma de triângulo em um ambiente bem iluminado. Ele é nascido e criado em São Paulo, e foi lá que iniciou sua expressão artística. Quando tinha 6 anos, Dalton e seus colegas utilizavam uma lâmina de barbear ou uma faca para apontar seus lápis na escola. Filho de costureira, aprendeu aos 8 anos como utilizar uma agulha e aos 9 ganhou um conjunto de ferramentas para crianças, que usava para criar seus brinquedos, caixas e carrinhos. Foi nessa época que ele começou a esculpir utilizando facas, cinzéis e martelo. Desde então, ele já criou os mais diferentes objetos de diversos tipos de material.







No início de sua trajetória, Dalton criava peças grandes. Foi a partir de 1986 - um ano após se mudar para os Estados Unidos - que ele teve a ideia de pegar um lápis de trabalho e esculpi-lo, criando assim a menor escultura possível a ser vista a olho nu. 









A intenção do trabalho de Dalton é trazer a atenção das pessoas para as pequenas coisas. A maioria de suas criações foram feitas com lápis achados na rua. Para o artista, esculpir é um passatempo e forma de meditação, a qual ele dedica de 1 a 2 horas por dia quando está inspirado. Este é um trabalho de muita paciência - se levarmos em conta o tempo que uma obra leva para ficar pronta - que pode levar meses ou até mesmo anos. Suas esculturas não estão à venda. Dalton afirma que sua arte vem do coração e por isso não as cria com fins lucrativos. E é assim que vai continuar sendo, segundo ele. 











Além das esculturas em grafite, Dalton - desde 1994 quando se formou em arquitetura pela Norwalk Cummunity Technical College, em Connecticut - ganha a vida como carpinteiro e remodelador de casas. 

























De alguma maneira a vida de Dalton foi afetada pelos atentados de 11/9. Por esse motivo, ele criou um memorial para honrar as vítimas, esculpindo 3000 lágrimas em grafite, sendo uma para cada perda vital. O memorial está exposto no New Britain Museum of American Art, na cidade de New Britain, em Connecticut, nos Estados Unidos.







Você pode conhecer um pouco mais sobre Dalton Ghetti clicando aqui.

E aí, gostou? Então compartilhe com os seus amigos e não se esqueça de nos curtir e nos seguir! Até mais!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!